terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Blog: Comunicação, Informação e Ética

Nunca em qualquer outra época da humanidade houve tamanha quantidade de comunicação, troca e acesso a informação como na era da Internet. Comunicação é tudo e tem sido muito bem exercitada por uma quantidade cada vez mais crescente de usuários da Internet.

O crescimento da blogosfera (espaço virtual dos blogs) comporta-se de maneira quase exponencial e não pára de crescer. Segundo novos dados da Technorati, de abril de 2007 há mais de 70 milhões de blogs, conforme ilustrado na Figura 1 e a cada dia 120 mil novos blogs são criados.

Entretanto, o crescimento começa a desacelerar e levou quase 1 ano para dobrar de 35 para 70 milhões de blogs, o que deveria ter ocorrido em setembro do ano passado se fosse mantida a taxa de crescimento anterior do número de blogs que havia previsto em outro artigo. Um dado curioso é que cerca de 70% dos blogs existentes hoje no mundo são escritos em Inglês ou Japonês, sendo 33% em Inglês e 37% em Japonês. Em 3º e 4º lugares estão os blogs de chineses e italianos com 8 e 3%, respectivamente.

Ainda, segundo dados, 1.5 milhões de informações são colocadas nos blogs diariamente, o que resulta numa taxa de mais 61 mil por hora. É impressionante! Entretanto, às vezes, ocorrem picos na quantidade de inserção de novas informações nos blogs quando algum fato como foi o caso da Tsunami que chocou as pessoas.

Mas não se impressione muito com os números, pois eles servem apenas para quantificar a necessidade humana de comunicação e informação. O ser humano, por natureza tem uma grande necessidade de comunicação e essa característica se acentua com as facilidades atuais da Internet, maior acesso a telefonia fixa e celular. A Internet tem redesenhado a forma pela quais as pessoas interagem e tem acesso a informações. Hoje em dia, não só a televisão invade os as residências das pessoas. A Internet está em tudo e estará mais ainda em nossas mãos a qualquer hora e lugar a medida que a telefonia via Internet torna-se o novo paradigma.

Todavia, essa espécie de diário eletrônico interativo, que é o blog, tem também servido de ‘escape’ a muitas pessoas tímidas, mas principalmente para o exercício da introspecção. O resultado disso é uma taxa de atualização do conteúdo dos blogs, acontecendo semanalmente, da ordem 10%.

A existência mais de 70 milhões de blogs é um fator positivo, pois há uma enorme quantidade de informação disponível ao leitor. Entretanto, há também um fator negativo que é a falta de ética e também de sentido de comunidade (online), pois não existe um padrão de natureza profissional como ocorre nas demais mídias. Um exemplo dessa falta de conduta foi um conjunto de ameaças colocadas no blog de uma escritora norte americana.

O blog é um meio de comunicação que permite a expressão do autor e sua comunicação com seus leitores numa interação dinâmica. Mas, ao mesmo tempo que o blog se constitui em mais uma alternativa de informação e comunicação, ele também requer um código de ética para que a liberdade de expressão não seja cerceada nem o comportamento excêntrico impeça a comunidade de trocar informações e experiências.

Comunicação é tanto arte quanto necessidade humana que o humano precisa aprender a usar para apreciar a ‘beleza’ da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário